“Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito reto.
Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado;
um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.” Salmos 51:10,17
Vamos aos Artigos!
Existe um ditado popular que diz: “Diga-me com quem andas e te direi quem tu és”. Esta frase faz sentido porque, conscientemente ou não, recebemos influência direta ou indireta das pessoas que convivemos. O fato é que não existem amizades neutras,pois, de alguma forma, você influencia ou é influenciado por elas mesmo que não perceba.
Uma amizade pode tornar mais forte o que você tem de pior ou de melhor. E digo mais: uma amizade influencia, inclusive, até o quanto você avança em sua vida com Deus!
Você já parou para analisar que tipo de amizades você tem construído? Amizades que servem como pedra de tropeço em sua vida ou que te edificam? Amizades que te puxam para baixo ou que te impulsionam para cima?
Em Provérbios 13:20 diz: "Anda com os sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos sofre aflição".
Algumas características de amizades que são pedra de tropeço - instabilidade espiritual e emocional; maus conselhos; incredulidade e negativismo; desobediência às autoridades (Deus, pais, professores, líderes), falta de temor a Deus, linguagem impura e irreverente, falta de oração mútua, mania de “Maria vai com outras”; religiosidade e falsa santidade; fofoca e comentários tendenciosos; formação de “panelinhas”; parceria somente para momentos de “agito”; aproximação por motivos egoístas ou impuros; conversas com tom de indignação e rebeldia.
Já o amigo que serve como pedra de edificação é aquele que: confronta em amor; incentiva o seu crescimento; é instrumento para aperfeiçoamento do seu caráter; dá conselhos sábios; ama você mesmo conhecendo os seus defeitos; valoriza mais suas potencialidades do que suas debilidades; não te abandona nos momentos difíceis; intercede por você; é capaz de renunciar a sua própria vontade por amor a você; sempre está disponível para ouví-lo; demonstra o seu carinho por meio de palavras seguidas de atitudes; é completamente transparente a você; sabe guardar seus segredos.
“Como o ferro com ferro se aguça, assim o homem afia o rosto do seu amigo.(Provérbios 27:17)
É melhor ter melhor poucos amigos, porém, verdadeiros, do que dezenas de amigos superficiais.
Deus nos criou como seres sociáveis, temos a necessidade de nos relacionar. Quando não suprimos esta necessidade, tendenciamo-nos a andar sozinhos, isso nos torna cada vez mais frágeis, levando-nos a lutar sozinhos, e não raras vezes esgotam nossas forças.
“Melhor é serem dois do que um... Pois se caírem, um levantará o seu companheiro...” (Eclesiastes 4:9-11)
Talvez você sinta falta de amigos que estejam com você não só na hora do culto ou do agito, mas também no dia a dia. Indico a você, que faça como eu fiz, ore para que Deus envie amigos verdadeiros. Interceda diligentemente por isso e Deus lhe enviará pessoas que o unirão ainda mais a Ele. Pessoas que afiarão o seu caráter, que farão você se sentir amado e valorizado...Pessoas que impulsionarão o seu crescimento...
"O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão."
(Provérbios 18:24)
(Provérbios 18:24)
Se você tem amigos que lhe parecem como pedra de tropeço, não os abandone nem os exclua, mas seja uma boa influência, se disponha a ser pedra de edificação na vida deles! Se você tem amigos verdadeiros que o fazem crescer cada vez mais, valorize-os da melhor maneira que puder.
“As feridas do amigos são recebidas como bem intencionadas, mas os beijos do inimigo não são sinceros.” (Provérbios 27:6)
O tempo de estar solteiro serve também para desenvolver relacionamentos de qualidade. Quando os solteiros se unem, o tempo de espera torna-se mais agradável.
“Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver.” (Provérbios 27:9)
Enfim, as amizades fundamentadas em Deus são verdadeiras pedras de edificação em sua vida, são muito mais do que um abraço ou um incentivo, são, acima de tudo, conexões espirituais que te acompanharão rumo aos propósitos de Deus para sua vida!
ARTIGO: O VALOR DE ESTAR SOLTEIRO
Todo jovem solteiro (a) sonha com o dia em que conhecerá o seu (a) ungido (a) para então casar e formar uma linda família. Que projeto nobre é este! Como é bom poder sonhar com o grande dia do casamento, planejar isto é uma atitude de pessoas sábias.
Existe um tempo certo para que esta benção se concretize na vida dos jovens, porém a ansiedade sempre atrapalha este processo. Muitos jovens querem apressar os planos de Deus em sua vida amorosa, porque acham que estar solteiro é uma maldição, afinal por que esperar tanto tempo? Por que tantos casais novos surgem na igreja e parece que sempre ficamos para trás?
Nesse mover de inquietação alguns esquecem que o tempo de solteiro(a) é um tempo de semeadura em todas as áreas das nossas vidas...Deus está nos preparando!
A sua temporária solteirice (aleluia né irmãos) dará muitos frutos para o seu futuro casamento. Pensemos da seguinte forma: no lado profissional, por exemplo, aproveite este tempo para estudar, e assim você estará investindo no seu casamento desde agora, se você investir na sua profissão, provavelmente o seu casamento será muito próspero. Já terminou o ensino médio, então avance! Faça uma faculdade, se já é formado, não pare, busque uma pós graduação, faça concursos. Utilize metas para alcançar seus propósitos.
Na sua vida familiar, busque ser uma referência em sua casa, um(a) filho(a) que honra seus pais, e assim você se tornará um ótimo esposo (a).
O que podemos dizer da vida espiritual e ministerial então... Aproveite este tempo de solteiro para buscar a face do Senhor ao invés de ficar procurando a face do seu futuro(a) esposo(a) em meio aos cultos, sirva a Deus e aos seus irmãos com excelência. Busque ser um(a) grande líder, exerça o seu sacerdócio, pois o seu (a) amado (a) certamente quer um homem, uma mulher de Deus!
Cultive amizades profundas em Cristo, ande com solteiros que busquem a santidade e a intimidade com Deus, e assim ambos se fortalecerão.
“Estar” solteiro é diferente de “ser” solteiro, pois ninguém será solteiro para sempre a menos que Deus de uma revelação pessoal e molde o coração da pessoa para isso. Então, acalme-se a tua hora vai chegar...
Quando entendi o valor de estar solteira, minha vida mudou. Antes eu pensava que a plenitude da vida estava em casar, e durante algum tempo focalizei tudo no meu sonho de casamento, acima da vontade de Deus...Eu achava que a pior coisa do mundo era estar solteira, ainda mais vendo tantos casais novos surgindo e só eu “criando teia de aranha”, risos...
Quase desisti da minha faculdade, e não buscava ser um exemplo dentro da minha casa, não tinha muitas amizades e achava que o casamento seria a resolução dos meus problemas, quando na verdade era uma fuga do tratamento de Deus... Por desobediência e rebeldia, passei por muitas frustrações até decidir ser moldada segundo a vontade de Deus. Então o Senhor começou a me revelar que o propósito dEle era que eu soubesse aproveitar essa fase da minha vida pois um dia esse tempo não voltará mais...Quando casarmos, a nossa vida vai mudar, não poderemos mais fazer coisas de solteiro, como posar na casa de amigos (as) , virar as noites de conversa com a galera, ir pra praia com amigos, fazer um intercâmbio, se dedicar só para os estudos, ir e vir sem satisfações além de para os pais é claro (não esquecendo de honrar os pais sempre) e tantas coisas que só se faz estando solteiro...
Que revelação! Pense bem, o que são os seus vinte e poucos anos até o casamento em relação a uma vida inteira de casado(a) ...Os anos de casado(a) com certeza superarão os anos de solteirice! Não é tanto tempo que esperamos...
Após algum bom tempo, passei a entender esta revelação e comecei a ver o tempo de solteira como um tempo de investimento no meu próprio casamento. Me dediquei mais aos estudos e ao meu trabalho como professora e estabeleci uma meta na minha vida profissional de que em 10 anos serei professora Drª na Universidade! Também tenho investido na minha família, que ainda não é convertida e tenho feito muitos amigos !!! Deus está restituindo o meu ministério! Estou vivendo um novo tempo, cheguei a esquecer que queria tanto casar...Agora quero aproveitar o máximo da minha solteirice...em Deus é claro. As vezes eu mesma me pergunto: quem me viu e quem me vê, hein?
Hoje estou solteira e feliz sim, tenho vivido a verdadeira plenitude em todas as áreas da minha vida, o desejo de casar não é mais um motivo de preocupação, eu sou livre!!!! Mesmo sendo solteira me sinto completa, já que não é um esposo que me completará e sim Jesus!
Ninguém deve querer casar para ser feliz e sim para fazer o outro feliz, isso todo mundo já sabe, mas tem mais uma revelação aqui...
Quando você estiver se sentindo completo estando solteiro, então você estará pronto para compartilhar com alguém a sua plenitude e tudo o que já conquistou até hoje!
Aproveite o tempo de solteiro(a) para semear em todas as áreas de sua vida, e não se espante se você começar a gostar tanto dessa maravilhosa fase que queira permanecer nela por mais um tempinho...
Solteiro e feliz sim!
Se você compreendeu o quanto a fase de estar solteiro é uma benção em sua vida, certamente sabe o que é ser feliz!!!
Por quê?
Feliz porque você escolheu esperar no Senhor...
Feliz porque sabe que no tempo certo Ele lhe surpreenderá com alguém muito especial...
Feliz porque não há nada melhor do que estar no centro da vontade de Deus...
Feliz porque sabe que todas as coisas cooperam para o seu bem...
Feliz porque sabe que os dias de solteiro são únicos e não voltarão jamais...
Feliz porque você tem amigos verdadeiros que lhe ajudam a superar os momentos de solidão...
Feliz porque o Espírito Santo supre todas as suas carências emocionais...
Feliz porque você está desenvolvendo sua vida espiritual, familiar, profissional...
Feliz porque você sabe que existe alguém que também escolheu esperar por você...
Feliz porque este é um tempo de conquistas ministeriais no Reino de Deus...
Feliz porque você sabe que quando você cuida das coisas de Deus, Ele cuida das suas...
Feliz porque você sabe que o melhor está por vir...
Feliz porque você venceu as crises da sua alma...
Feliz porque os padrões do mundo não te influenciam mais...
Feliz porque não há nada melhor do que viver os princípios de Deus...
Feliz, porque você é um solteiro inteiro, único e total...
Feliz porque você é um solteiro independente e seguro de si mesmo...
Feliz porque você aprendeu que tem um valor inestimável...
Feliz porque há um grande valor em estar solteiro: a oportunidade de investir em todas as áreas da sua vida!
E quando a pessoa errada sou eu
...E livrai-nos do mal, amem.
Eu cresci fazendo a oração do “Pai Nosso” e muitas vezes terminavam pedindo, sem entender direito o que seria nos livrar do mal.
O Senhor nos livra do mal. A todo o momento recebemos livramentos que talvez nunca tomemos conhecimento, porque o Senhor está nos guardando. Guarda o nosso andar e o nosso deitar, o sair e o entrar (Salmo 23) e zela inclusive quando estamos indefeso dormindo. Sim, podemos dormir tranquilos porque o Senhor vela pelo nosso sono.
Mas estava analisando sobre o conceito de ser livre do mal.
A Palavra de Deus nos ensina que devemos fugir da aparência do mal. Ela não nos diz para fugir do mal. Ela nos ensina a fugir da aparência dele. Ou seja, se algo parece mal, fuja antes de ter a experiência de comprovar. Com o mal não se brinca, fuja dele.
Um grande problema nosso hoje em dia é achar que por que estamos na Nova Aliança, na época da GRAÇA, as coisas são mais “relax”.
Você está tremendamente enganado. Talvez a “Era da Graça” não manifeste o castigo imediatamente como se era feito na Velha Aliança, ou época da Lei, quando diante de um pecado se caía fogo do céu, ou a pessoa ficava leprosa, ou ainda o chão se abria e tragava todos os desobedientes.
Na GRAÇA essas manifestações deixaram de ser externas e viraram internas.
Talvez diante de um pecado habitual você não esteja fisicamente morto, mas pode estar espiritualmente morto. O pecado continua matando. O pagamento pelos dias de pecado, ou seja, o seu salário, é a morte (Rm 6.23). E quando nos entregamos a ele viramos verdadeiros “zumbis” pela terra.
Mortos espiritualmente, mas andando como se nada tivesse acontecendo.
Quando se fala em relacionamentos, temos que ter cuidado. Um coração ferido traz consigo inúmeras lembranças e magoas de pessoas que o decepcionaram. Faça, neste momento, a reflexão do espelho e ao invés de pensar em alguém, olhe para si mesmo.
Será que eu tenho sido a pessoa de Deus para alguém? Ou sou aquele que quando um relacionamento acaba é por que Deus estava livrando a outra pessoa de uma cilada, e, a cilada era você!
Para querermos alguém de Deus em nossos relacionamentos, precisamos, antes, ser alguém de Deus para o outro.
Saber amar, lidar com defeitos, dar o “braço a torcer”, andar a segunda milha, perdoar, tudo isso e muito mais fazem parte do caráter de uma pessoa que quer ser o par perfeito de alguém.
Sugiro a você que antes mesmo de pedir a Deus alguém que lhe seja idônea (perfeita pra você – Gn 2.18) você ore a Deus para ser você o perfeito (idôneo) de alguém.
Na paz d’Aquele que diz que: “pau que nasce torto se endireita, sim”.
PRINCÍPES E PRINCESAS EM CONSTRUÇÃO
Há quem diga que não existe princesa nem príncipe encantado a não ser em filmes de ficção. Concordo que “encantado” até não exista mesmo, mas precisamos reconhecer que, como filhos e filhas do Rei, somos (ou deveríamos ser) como príncipes e princesas.
Para entender como eles vivem, vamos conhecer alguns aspectos básicos da vida destes personagens.
Desde pequenos, príncipes e princesas são ensinados a conhecer o Reino a que pertencem para que mais tarde venham a herdá-lo, motivo pelo qual buscam compreender seus princípios, suas leis, sua organização. Eles se preocupam com o Reino e com os interesses do Rei. São ativos no Reino, estão próximos ao povo, amam a multidão.
Príncipes e princesas tem uma boa imagem diante do povo, são amados. A maior riqueza deles está em seu livre acesso ao coração do Rei. Seus pedidos sempre são ouvidos por Ele, pois são solicitações nobres.
Você se reconhece como uma princesa ou um príncipe do Senhor ?
Fazemos parte do Reino de Deus, temos conhecido seus princípios e suas leis. Como filhos dEle, podemos tocar o Seu coração quando nos dedicamos e usamos nossas habilidades em favor do Reino. Abaixo, algumas características destas autoridades Reais:
• São raros e únicos;
• Preocupam-se em fazer o bem;
• São bem resolvidos em suas emoções;
• São tementes a Deus;
• São puros;
• Têm linguagem irrepreensível;
• Têm pensamentos nobres;
• Têm atitudes apropriadas;
• São apaixonantes...
Talvez você ainda não tenha todas estas características. De fato não existem príncipes ou princesas prontos, mas sim em processo de construção...
Durante este período, somos moldados por Deus ao aprender a ser dependentes somente dEle, a amá-Lo sobre todas as coisas, a serví-Lo de todo o nosso coração.
Quando nos dispomos a mudar, a renovar nossa mente e tomar novas posturas, estamos nos autoconstruíndo. Para isso, também, contamos com a ajuda de nossos líderes e amigos, que nos encorajam, nos confrontam e nos sustentam sempre quando precisamos deles.
Todo esse processo de construção aponta para o grande o dia em que os príncipes e princesas de Deus serão unidos em uma aliança inabalável: O Casamento Real.
Todo príncipe quer uma princesa e toda princesa sonha com um príncipe. Mas para viver este tempo de alegria e realização é preciso agir conforme a Realeza agiria, pois princípes só se casarão com princesas, sendo o contrário também verdadeiro.
Seja uma princesa e você será encontrada por um príncipe!
Seja um príncipe e você encontrará uma princesa!
O que você faz enquanto espera?
Você que escolheu esperar no SENHOR, o que faz enquanto espera? Fica dormindo?
Se a sua resposta for: “espero ué”, tenho que te dizer que essa é a resposta errada.
Tem pessoas que escolheram esperar, sentados, sem fazer nada. Escolher esperar não é achar que a pessoa que Deus tem para você, vai cair do Céu na sua frente.
Você precisa fazer algo enquanto espera. Sabe o que Deus quer ouvir de você, enquanto espera?
Enquanto espero eu O seguirei
Enquanto espero eu adorarei
Enquanto espero eu não falharei
Eu continuo a caminhar mesmo enquanto espero
Enquanto você espera, você não precisa ficar parado. Mexa-se! Se envolva na obra de Deus! Faça parte de um ministério em sua igreja, se envolva com missões, crie um blog para compartilhar a Palavra de Deus, crie grupos de estudos, aprenda a tocar um instrumento, estude um idioma, enfim, invista seu tempo para a honra e glória de Deus.
Quer dizer que só posso fazer coisas para a obra de Deus, então?
Claro que não. Mas isso é o mais importante. Até porque, a Palavra nos diz:
“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” I Coríntios 10:31
Não estacione a sua vida, achando que você precisa ter alguém do seu lado, para começar a viver. Busque a Deus, adore-O, se envolva na obra, mas invista em você também, estude, faça uma faculdade, trabalhe. Faça tudo para a glória de Deus, como nos diz em Coríntios.
Espero que tenha lhe ajudado assim como me ajudou
E pra finalizar por hoje, indico a leitura do livro
"O Valor de estar solteiro"
B-jinhos!
